Não se sabe ao certo quando é que a sardinha assada se tornou um ícone do verão português — nem sequer quando passou a ser associada às festas dos Santos Populares. O que é certo é que o Santo António, o São João e o São Pedro já lá vão, mas o cheiro a sardinhada continua a entrar-nos nas narinas em qualquer restaurante com grelha ou nos bairros típicos das nossas terras.
Na freguesia da Mina, a grande Sardinhada de Verão já é uma tradição entre a comunidade sénior da Amadora. O almoço, destinado a participantes com mais de 55 anos, realiza-se na sexta-feira, 18 de julho, a partir das 12h30, no Jardim das Águas Livres, na Rua dos Bombeiros Voluntários da Mina.

As inscrições, porém, abriram esta segunda-feira, 1, na sede da junta e a organização diz que as vagas são limitadas para esta tarde de autêntica animação, com almoço, lanche e muita música. O custo da inscrição é de 10€ por pessoa.
Os benefícios da sardinha para a população mais velha
Este peixe altamente nutritivo, fornece, entre outros nutrientes, ómega 3, um ácido gordo de que o organismo humano necessita, mas não produz, explica a nutricionista Lilian Barros. É ainda uma fonte natural de proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas A, B, D E e K.
“A mulher na menopausa deve integrar a sardinha na sua alimentação, uma vez que a ingestão deste tipo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, ajudam a preservar os ossos, prevenindo a osteoporose”, acrescenta a nutricionista.
As vantagens para a saúde não se ficam por aqui, sobretudo para a população mais velha. A sardinha promove a diminuição dos triglicerídeos e colesterol total no sangue, redução da pressão arterial de indivíduos com hipertensão leve, alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluído e promove a boa concentração, boa memória, redução nos níveis do stress.
Se a sua praia não são as sardinhas assadas e prefere outro prato típico, o frango de churrasco, carregue na galeria e conheça a melhor churrasqueira da Amadora, situada na freguesia da Mina, de acordo com os leitores da New in Amadora.