Desde miúdos, que nos dizem que devemos comer todos os vegetais que estão no prato. São alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras indispensáveis para a manutenção de uma boa saúde física e mental. No entanto, têm uma desvantagem: por serem frescos, estragam-se rapidamente.
Uma forma de evitar o desperdício, é optar por vegetais congelados, que são frequentemente deixados de lado devido à crença de que são menos nutritivos. No entanto, a nutricionista Lia Faria explica à NiT que “isso é um mito”.
“A maioria dos hortícolas congelados são colhidos e armazenados na sua época, o que faz com que sejam mais interessantes do ponto de vista vitamínico e mineral do que hortícolas frescos apanhados fora de época”, adianta.
A profissional destaca ainda que esta é uma opção “prática e económica, e mais rápida de preparar, uma vez que não precisam de ser higienizados nem cortados”, pelo que são uma proposta particularmente interessante para quem quer comer de uma forma saudável, mas tem pouco tempo para cozinhar.
A durabilidade é outro fator relevante dos vegetais congelados, que permite evitar o desperdício alimentar que acontece quando os hortícolas frescos não são consumidos rapidamente.
A profissional admite mesmo não identificar qualquer desvantagem nos vegetais congelados, além da possível alteração de textura que pode ocorrer, e “ser menos agradável para certos pratos”.
Todos os tipos de vegetais podem ser adquiridos na sua versão congelada e confeccionados sozinhos, como acompanhamento, ou utilizados na preparação de sopas. Além de práticos e mais baratos, são também versáteis.
No entanto, nem todos os vegetais são preparados de igual forma para serem vendidos congelados, pelo que a lista de ingredientes deve ser tida em atenção. “Algumas opções têm adição de óleo ou outros tipos de gordura, o que as torna menos interessantes”, explica Lia Faria, referindo que a maior parte dos vegetais disponíveis deste modo são boas propostas.
Carregue na galeria para conhecer propostas de sopas nutritivas, onde pode utilizá-los.