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Brilho, cores extravagantes e folhos: é assim esta marca de acessórios para cães da Amadora

A Unleash the Fashion foi criada em 2014. Para assinalar o décimo aniversário, lançou algumas novidades para os patudos.
São muito fofos.

O primeiro cão que Soraia Alves teve, em 2012, foi o Tyson. Porém, não foi ele o grande responsável pela marca que alterou a vida da amadorense. A Misty, que chegou em 2013 — ambos são bulldogs franceses —, é considerada a culpada pela procura de acessórios girly e “diferenciados”, no famoso Pet Festival, em Lisboa. Foi aí que Soraia viu, pela primeira vez, uma trela cheia de brilhantes, que não conseguiu esquecer.

“Foi no ano de 2014. A trela era de exposição e era um fio de algodão, com brilho. Na altura, comprámos, mas viemos para casa a pensar que aqui, sendo só para aquele propósito, era só para cães que se sabiam comportar e estavam treinados para determinado evento”, revela à NiS. A partir daí, surgiu a ideia de transportar o conceito para acessórios que sirvam para usar nos passeios diários com os animais de estimação. E assim foi, nesse mesmo ano, nasceu a Unleash the Fashion.

Soraia, 32 anos, é licenciada em Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). A marca foi lançada no seu segundo ano de faculdade, tendo-a acompanhado ao longo do seu percurso profissional, sempre com investimento não só económico, mas também com tempo de pesquisa e criatividade.

“Comecei a trabalhar com o objetivo de trazer para a rua os produtos que existam num contexto controlado e específico, onde os comportamentos e as personalidades dos cães são infinitos”, acrescenta. O intuito é mesmo “trazer acessórios diferenciados para o mercado pet”. Ainda que, atualmente, exista mais oferta do que há dez anos, a responsável acredita ter sempre um fator diferenciador — até porque trabalha para isso.  

“Tenho vindo a desenvolver a marca e a mostrar cada vez mais acessórios irreverentes. E, acima de tudo, consigo manter a personalidade. Produzimos muitos acessórios com peças que não passariam pela cabeça de ninguém quando foram lançadas, ao longo dos anos”, diz. A verdade é que teve de pensar num processo de adaptação de coleiras chamadas “de show” para as de passeio.

“Tive de procurar um fio mais forte, e, por isso, o tipo de pedra tinha também de ser maior, algo que na altura também não existia. Tudo resultou num conjunto de acontecimentos entre a necessidade de adaptar para o que queria que fosse, com a resistência e a segurança, tão necessária neste mundo de negócio”, reforça.

Ainda que tenha uma vasta gama de produtos, Soraia destaca como peça principal a trela. O primeiro modelo lançado, para os passeios, foi em macramé. Enquanto ia vendendo, ia ouvindo também o feedback das pessoas, que consideravam a “trela perfeita”. No entanto, “o macramé na mão era rijo para segurar quando o cão dava puxões. Assim, aplicou uma forra na mão e, à semelhança deste caso, todos os outros foram adaptados às necessidades, uma vez que “os conjuntos acabam por estar sempre conectados e ligados”.

O projeto completou dez anos em 2024 e, com o aniversário, veio também um “rebranding”, com o objetivo de melhorar a oferta, que é artesanal. Embora exista uma grande variedade de acessórios, Soraia dá um destaque principal às trelas, que têm o traçado e o brilho e que despertam sempre “curiosidade”.

O título de produto mais bizarro vai para as coleiras com aplicações em tufos de pelo, em alguns casos, cor-de-rosa choque. Já existiam em 2016 e, este ano, voltaram à Unleash the Fashion. Além dos modelos fixos, a marca aceita encomendas de algumas peças especificas como, por exemplo, com cristais Swarovski, ou aplicação de nomes bordados.

“Nós queremos marcar a diferença, desde o tecido escolhido, às aplicações que metemos e aos desenhos que são todos feitos por mim, com a ajuda da minha mãe, Paula, e da minha irmã, Rita”. Os preços variam entre os 20€ e os 38€. As encomendas podem ser feitas através do site oficial, onde pode também ver todos os produtos ao pormenor e contactar a marca para esclarecer dúvidas.

Carregue na galeria para conhecer os acessórios da Unleash the Fashion.

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