Tatiana Fradique e Leandra Miranda cresceram juntas e conhecem-se desde que frequentaram a mesma creche. As famílias são muito próximas, uma vez que, quando eram pequenas, os pais de Leandra tinham um negócio na Serra da Mira e os avós de Tatiana eram clientes desse espaço. Foram colegas até ao 6.º ano e, tanto na escola, como nos tempos livres, Leandra era influenciada pela criatividade de Tatiana na produção de mil e um objetos.
Quando entram para o segundo ciclo, para a Escola EB 2,3 José Cardoso Pires, conhecem Catarina Soares. Não eram da mesma turma, mas por terem amigos em comum, começaram a sair as três, até formar um grupo tão forte, que sobreviveu até aos dias de hoje. As amadorenses têm 27 anos e, desde novembro, trabalham juntas na marca de acessórios fundada pelas amigas, a Cora Details.
Ainda que partilhem uma nova aventura, seguiram caminhos profissionais diferentes. Tatiana trabalha no transporte de miúdos de ensino especial, enquanto Catarina está atualmente na pastelaria Padeirinha da Serra. Leandra é consultora imobiliária e, no novo projeto, é quem trata do digital.
“Tudo começou no final de outubro de 2024. A Catarina e a Tatiana tinham ido beber café, à noite, nas bombas de gasolina da BP, em Moinhos de Funcheira, que é onde as grupetas se costumam reunir, e, num simples momento de fazer scroll no telemóvel, aparece um vídeo patrocinado de como fazer velas”, conta Leandra à NiA.
Essa era a ideia inicial do negócio. Entretanto, e depois de “muita pesquisa”, perceberam que, afinal, queriam fazer “porta-chaves, com as letras iniciais das pessoas”. Assim, em novembro, começaram a produção e, quando Leandra chegou de férias, propuseram o desafio — que prontamente aceitou. “Embora fosse uma ideia prematura, achei que tinha tudo para resultar. E começamos a testar”, revela.
Tudo começou pela compra dos materiais e pela escolha dos moldes. Depois, juntam-se as cores e os brilhos, sem nunca esquecer o talento e a criatividade. Foi assim que, aos poucos, e com o “passa a palavra”, a Cora Details começou a ficar cada vez mais conhecida. Por ter começado perto da altura do Natal, sentiram um alavancar do negócio.
Os pedidos começaram a surgir além dos porta-chaves. Há desde porta-joias, a mostruários de chaves, canetas, capas de blocos de notas, cinzeiros com emblemas de clubes, e bases para anéis. O material usado é a resina, que é depois trabalhada com os moldes, vai a secar e chegamos ao produto final. É tudo feito manualmente. O intervalo de preços vai desde os 5€, no caso dos porta-chaves, até os 14€, que é base dos anéis, com uma cabeça de veado.
As encomendas podem ser feitas através da página oficial da marca, onde vai encontrar também alguns dos produtos disponíveis e pode esclarecer eventuais dúvidas. O nome do projeto, “Cora”, simboliza o coração das três amigas, e o sentimento de “união” que sempre tiveram entre elas.
Carregue na galeria para conhecer alguns produtos do projeto.