A primeira versão do colete teve origem na corte do Rei Carlos II de Inglaterra, algures na década de 1660. O monarca queria afastar-se do estilo francês extravagante, que imperava à época, e decidiu por isso anunciar publicamente uma nova forma de vestir através de um decreto real.
Este modelo pouco conhecido no mundo ocidental foi uma espécie de importação, inspirada nas peças que eram trazidas por viajantes da Pérsia, onde as temperaturas mais altas pediam uma alternativa aos casacos completos. Em 2025, os coletes são uma peça clássica e estão em todo o lado.
As versões em malha, mais descontraídas e preppy, têm feito sucesso em particular. Caso ache que já viu todas as versões deste design, a Parfois acaba de lançar a sua interpretação deste artigo para looks mais desportivos.

Um dos aspetos diferenciadores do modelo é a textura do tecido, bem como as bordas caneladas, que acrescentam dimensão ao visual. Conta ainda com uma gola redonda, um fecho de correr na parte da frente e não tem mangas, o que faz dele a peça perfeita para combinar com camisas por baixo.
Como tem este lado mais despojado, também pode optar por combinações mais sporty. Uns jeans largos, por exemplo, funcionam na perfeição, e na parte de cima pode acrescentar um biker jacket. É extremamente versátil.
O colete custa 32,99€ no site da Parfois. Está disponível entre os tamanhos XS e L.
Carregue na imagem para conhecer as propostas com casacos de gola subida para os próximos tempos, com preços a partir dos 29,99€.

LET'S ROCK






