Só a chuva prevista de forma mais intensa para sexta-feira pode estragar os planos do Spring Market, que começa esta quarta-feira, 9, no Parque Delfim Guimarães, em frente à estação da CP da Amadora.
A feira, que todos os meses decorre naquele jardim, com organização da Com Tradição — embora sempre com um tema diferente — tem a duração prevista de três dias, ou seja, começa na manhã desta quarta-feira e dura até sexta, às 19 horas.
“Vamos esperar que assim seja, para o bem de todos, embora para sexta-feira esteja prevista chuva intensa o dia inteiro, e se isso se confirmar, o mais certo é que o encerramento do Spring Market seja antecipado para quinta-feira”, explica à New in Amadora a responsável do mercado, e da empresa que o organiza, Isilda Fanco.
A fazer figas para que as previsões do IPMA não se concretizem com a intensidade esperada, a curadora do mercado explica que estarão presentes nesta edição “16 expositores”, que levarão ao parque da Venteira “artesanato, bijuteria, moda, decoração, calçado, vinhos da Marinha Grande e cerâmica”.

A grande atração, porém, são os produtos alimentares regionais, reconhece Isilda Franco. “Os queijos e enchidos regionais, as azeitonas de Trás-os-Montes, o pão e os bolos regionais” marcam presença em força e são sempre o que os visitantes mais procuram”, sublinha.
Criada em 2018 por Isilda Franco, a Com Tradição foi a forma encontrada pela organizadora de eventos para “fintar” a crise de 2011. “A minha área de paixão são as artes decorativas e tive uma loja em Queluz de produtos para pintura artística, como tintas, pincéis e outros acessórios”, recorda.
Com a crise, teve de fechar o espaço. “Como já tinha sido expositora em mercados, como gosto do contacto com o público, do artesanato e dos artesãos, decidi criar a empresa”, que encontrou na Junta de Freguesia da Venteira “o apoio necessário para fazer acontecer”.
Isilda recorda que já organizou eventos na freguesia da Mina de Água, mas que agora, na Amadora, só o faz na Venteira. “Mas organizo feiras em Lisboa, quer no Largo da Graça, quer no Mercado de Santa Clara.