cultura

A história da primeira aviadora portuguesa chega à televisão

Maria de Lourdes Sá Teixeira conquistou o céu em 1928. Agora, a sua vida é recordada num documentário exibido na RTP2.
A aviadora que ficou para a história.

A história inspiradora de Maria de Lourdes Sá Teixeira, a primeira mulher portuguesa piloto de aviação, é o tema do documentário biográfico “A Primeira Aviadora Portuguesa”, que se estreia a 10 de março, às 20h40, na RTP2.

O documentário traça um retrato da vida de Maria de Lourdes Sá Teixeira, nasceu em 1907,  e que teve de vencer primeiro a resistência no seio da própria família e posteriormente as da sociedade da época para ser admitida como aluna civil na Escola de Aviação Militar em 1925.

Três anos mais tarde, em 1928, apenas aos 21 anos, tornou-se a primeira mulher portuguesa a obter o brevet de piloto aviador. Numa época em que as mulheres estavam limitadas a papéis sociais tradicionais, decidiu seguir a sua paixão pela aviação, ao mesmo tempo que enfrentou preconceitos, estigmas sociais e superou barreiras, num contexto marcado pela repressão do Estado Novo.

A aviadora conseguiu pôr-se aos comandos de um avião apenas seis anos após a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, efetuada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Um feito digno de nota para a época e que é agora recordado neste documento no canal público.

Através de imagens de arquivo e depoimentos, a produção não só destaca a coragem e determinação de Maria de Lourdes, mas também reflete a luta pela emancipação das mulheres durante um período de dificuldades e opressão.

Mais do que um registo biográfico, o documentário resgata o legado de uma das heroínas esquecidas de Portugal, numa homenagem o seu papel pioneiro ao desafiar os limites impostos pela sociedade da época.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que pode ver nas plataformas de streaming e canais de televisão.

MAIS HISTÓRIAS DA AMADORA

AGENDA