cultura

“Bandidos”: o “Indiana Jones” mexicano que os portugueses adoram está de volta

A série é uma verdadeira caça “ao maior tesouro da história da humanidade”. A segunda temporada já chegou ao top 10 da Netflix.
Estreou a 3 de janeiro.

Uma espécie de “Indiana Jones” na Riviera Maia, no México. Esta é a melhor forma de descrever “Bandidos” numa só frase. A segunda temporada da série mexicana chegou à Netflix a 3 de janeiro e já está entre os 10 conteúdos mais vistos da plataforma em todo o mundo.

A narrativa centra-se num grupo de desajustados que embarcam numa missão em busca de um antigo tesouro perdido associado às lendas maias, que poderá mudar as suas vidas para sempre. A caça ao tesouro leva tanto os personagens quanto os espectadores a explorar alguns dos destinos mais fascinantes do México.

Na primeira temporada, Miguel (interpretado por Alfonso Dosal), um vigarista em dificuldades financeiras, precisa urgentemente de dinheiro para ajudar o pai, Juan Morales (Bruno Bichir), um lendário arqueólogo que sofre de Alzheimer. A trabalhar num hotel de luxo, Miguel reencontra Lilí (Ester Expósito), uma antiga amiga especialista em roubar fortunas de homens ricos, que não demonstra qualquer interesse por ele. 

A situação muda radicalmente quando Miguel descobre um mapa do tesouro do Rei Cobra. Segundo a lenda, a fortuna do mítico líder dos Maias inclui uma peça central, um jaguar dourado, que assombra o pai. A criatura nunca foi vista nem encontrada e Miguel está determinado a ser o primeiro a fazê-lo. Para isso, reúne um grupo de caçadores de recompensas, que inclui Lilí, um jovem jogador chamado Lucas (Juan Pablo Fuentes) e o tio de Miguel, especialista em falsificações (Juan Pablo Medina).

Embora possuam a chave para encontrar “o maior tesouro da história da humanidade” — um mapa que os conduz a ruínas antigas e regiões tropicais —, rapidamente percebem que enfrentam uma concorrência feroz, o que os leva a atravessar escavações arqueológicas perigosas, sempre com tensão no ar.

Após as inúmeras reviravoltas dos primeiros sete episódios, que terminam com um desfecho trágico, a trama da segunda temporada começa uns anos depois. Agora há outro tesouro para encontrar — a Lágrima de Fogo — e novos personagens. Ao longo de outros sete episódios assiste-se a um jogo de gato e rato entre Lilí e a sua meia-irmã, Regina, até aí desconhecida. O mais recente capítulo deste “Indiana Jones” mexicano inclui também a inevitável reunião de um grupo eclético de aventureiros, que acabam por cair numa armadilha ao tentar recuperar a famosa joia. 

Embora a continuação de “Bandidos” tenha atingido o top 10 da Netflix poucos dias após a estreia, as primeiras críticas não têm sido propriamente elogiosas. O “Ready Steady Cut” destaca a “artificialidade um pouco desanimadora” dos novos episódios. Por outro lado, o “Leisure Byte” descreve a segunda temporada como “esquecível, sem graça nenhuma e onde quase tudo parece tonto ou ultrapassado”.

Criada por Pablo Tébar (conhecido por “Diablero”), a produção foi realizada por Adrian Grünberg (“Rambo: Last Blood”) e Javier Ruiz Caldera (“Spy Time”). O elenco inclui nomes como Alfonso Dosal (“Narcos México”), Ester Expósito (“Élite”) e Juan Pablo Medina (“A Casa das Flores”).

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em janeiro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

MAIS HISTÓRIAS DA AMADORA

AGENDA