O que fazer aos nossos sonhos, quando os moinhos de vento se agitam à nossa frente? Seguimos em frente ou, pelo contrário, arrepiamos caminho e viramos as costas aos dragões. Para a Quorum Dance Company, companhia profissional de dança clássica e contemporânea, seguimos em frente. Desistir é que nunca.
De forma simplista, é esta a mensagem de “Dragão”, o espetáculo que a Quorum Dance Company leva a palco no sábado, 8 de novembro (21 horas), e no domingo, 9, (16 horas) no Cineteatro D. João V, na Damaia.
“É uma peça inspirada no sonho, no improvável, num futuro de utopia”, revela a sinopse. “Vivemos obstinadamente no sonho, e a força da resiliência diz-nos que estamos quase a chegar a essa mágica terra prometida. Esse lugar habitado por Ela.
Acreditando sempre na beleza dos sonhos, não perdemos de vista o nosso maior objetivo: a conquista do Sonho, e no fim do caminho sermos aguardados por Ela. É aqui que os Dragões nos esperam, quando nos aventuramos em novos caminhos, percursos desconhecidos, destinos incertos de procura.
Ver esta publicação no Instagram
“’Dragão’ é uma peça para todos aqueles que não abandonam os seus sonhos e que se atrevem a dançar com dragões”. Uma leitura inspirada no famoso poema “O regresso a Ítaca”, escrito por C. P. Kaváfis, que escreveu o famoso poema “O regresso a Ítaca”, que usa a viagem de Ulisses como metáfora para a importância da jornada da vida em vez do destino final.
[“Guarda sempre Ítaca em teu pensamento.
É teu destino aí chegar.
Mas não apresses absolutamente tua viagem.
É melhor que dure muitos anos
e que, já velho, ancores na ilha,
rico com tudo que ganhaste no caminho,
sem esperar que Ítaca te dê riqueza.
Ítaca deu-te a bela viagem.
Sem ela não te porias a caminho.
Nada mais tem a dar-te.
Embora a encontres pobre, Ítaca não te enganou.
Sábio assim como te tornaste, com tanta experiência,
já deves ter compreendido o que verdadeiro significa de Ítaca]
Este excerto do poema de Kaváfis exorta o viajante a não desistir perante as dificuldades.
20 anos de qualidade
A Quorum Dance Company é uma companhia de dança contemporânea de repertório fundada em 2005 pelo seu diretor artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso. Em Outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK – Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy com aulas abertas a crianças, jovens e adultos, de onde derivou em 2011 a Companhia de dança pré-profissional Projecto Quorum.
A Quorum Dance Company tem apresentado várias peças da autoria de Daniel Cardoso e de cerca de 15 coreógrafos convidados, a destacar Itzik Galili, Xie Xin, Donald Byrd, Lior Tavori, Barbara Griggi e Thadddeus Davis. No total, foram criadas mais de 70 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens.
O rigor e profissionalismo da companhia tem originado uma frequente renovação de convites por parte dos teatros e instituições nacionais e internacionais com as quais tem trabalhado. Após 19 anos de trabalho a companhia apresenta anualmente uma média de 50 espetáculos de norte a sul de Portugal, e já esteve em cerca de 18 países, incluindo Dinamarca, Estados Unidos, Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia, Finlândia e Escócia.
Os bilhetes para o espetáculo “Dragão” custam 10€ e estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Cineteatro D. João V no próprio dia, duas horas antes do início do espetáculo.
Carregue na galeria e veja algumas fotos do ensaio.

LET'S ROCK







