Primeiro, uma visita cultural e religiosa a Fátima, depois uma deslocação à região saloia para uma prova de vinhos. Em dias separados, como convém, porque nisto da fé e do álcool não há misturas.
A Junta de Freguesia da Encosta do Sol, que compreende os bairros de Alfornelos / Colina do Sol, Brandoa e Casal da Mira, está a organizar duas visitas para os residentes na freguesia.
Na terça-feira, dia 8 de abril, há uma visita cultural a Fátima e Batalha, com saída às 8 horas da Amadora e regresso às 18 horas. Os participantes, que terão acesso a transporte e seguro podem fazer uma visita livre a Fátima — e visitarem o Santuário, caso o desejem — e à Batalha — onde se recomenda uma visita ao Mosteiro da Batalha, mandado construir em1386 pelo rei D. João I, e que viria a ter um papel fundamental na vitória sobre as tropas de Castela.
Os interessados podem fazer a sua pré-inscrição, limitada às vagas disponíveis, a partir desta terça-feira, 25 de março, através do formulário ou, presencialmente, no Espaço Alfornelos, ou na Biblioteca Luís de Camões, na Brandoa. Mais informações podem ser prestadas pelo telefone 214 768 400.
Bucelas depois de Fátima
Nem dá para descansar. Dois dias, a 10 de abril, a junta de freguesia proporciona uma visita ao Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, concelho de Loures.

Considerada região demarcada desde 1911, Bucelas tem como cartão de visita o Arinto e é a partir desta casta branca que são produzidos todos os seus vinhos D.O.C., o que torna a visita dos moradores da Encosta do Sol ainda mais interessante.
A iniciativa inclui transporte (saída às 14 horas), seguro, visita guiada ao museu e, no final, uma prova de vinhos.
As pré-inscrições arrancam já na quinta-feira, 27, e as vagas também são limitadas. Pode inscrever-se online, ou presencialmente nos locais já referidos.