cultura

Manjericos, presuntos e Toy: estão de volta as festas loucas do Arraial NiT

A segunda edição da melhor festa dos Santos Populares volta a ocupar o campo de jogos de Santa Engrácia de 30 de maio a 28 de junho.
O Arraial NiT está de volta.

Graças ao Arraial NiT, os manjericos, as bifanas e a cerveja — e Toy — estão de volta ao campo de jogos do Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, na freguesia de São Vicente, entre 30 de maio e 28 de junho. A primeira edição, que decorreu em 2024, foi um sucesso e recebeu mais de 25 mil pessoas ao longo de um mês. “Batemos recordes de audiências nos últimos anos naquele espaço”, revela Paulo Silva, diretor-geral da New Sheet, empresa responsável pelas icónicas festas da Revenge of the 90’s e parceira da NiT neste festa dos Santos Populares.

“É um arraial diferente, mais focado em conceito e entretenimento e não apenas nas bandas ou nos DJs. Também tem a vantagem de ser num espaço seguro, cozy e com vista sobre o Tejo”, descreve. Este ano, as celebrações começam com um concerto de Toy, “o maior entertainer de Portugal” e que vai ser o arranque ideal. “Vai ser épico”, garante Paulo Silva. A cerveja já está no congelador, para podermos acompanhar Toy.

Outro destaque do cartaz é a festa de 31 de maio, a chamada Ker Mess, que vai ser acompanhada por um espetáculo de Melão. O nome remete para quermesse, no entanto, a expressão foi adaptada pelo empresário para refletir o “caos divertido” que se vai sentir ao longo das horas.

O arraial será interativo e deixará muitas decisões nas mãos do público. Ao girarem uma roda da sorte, irão poder escolher qual o estilo musical que será tocado e que poderá ir, do tradicional pimba ao rock, passando por temas dos anos 90 e 80. 

Os sorteios fazem parte do espírito desta festa. Logo à entrada, cada pessoa recebe um autocolante com um número entre 0 e 100 (podem repetir-se). Ao longo da noite, haverá diversos giveaways com prémios, de torradeiras a varinhas mágicas ou até mesmo uma perna de presunto. Quem tiver o número sorteado e for o primeiro a chegar ao palco recebe a recompensa. E a pensar naqueles que adoram beber, as ofertas também incluem shots. “Desta vez, toda a gente que tenha o número pode subir e beber. Vai ser muito dinâmico”, garante a organização.

Outra festa clássica da New Sheet que poderá conhecer a 7 de junho é a Turbó Baile. É, essencialmente, “uma homenagem à portugalidade”. Terá referências à música popular, mas também a outros fenómenos que fazem parte da identidade do País, como “Floribella”, “Morangos com Açúcar”, Festival da Canção, futebol e até memes nacionais.

“É um show totalmente feito para homenagear quem nós somos.” Quem estiver nas primeiras filas vai receber fatias de presunto e “muito vinho” durante duas horas.

E tendo o Arraial NiT mão dos criadores da Revenge of The 90’s, também pode contar com uma viagem ao passado a 12 de junho, graças aos Santos Noventeiros e a uma atuação de Saúl. Esta festa vai passar pelos hits internacionais da época, embora o foco recaia sobre a música portuguesa. “Também é um piscar de olho à portugalidade dos anos 90”, brinca.

As propostas não ficam por aqui e, para Paulo Silva, é difícil escolher um destaque, porque cada dia terá um tipo de animação diferente — mas sempre com muitos brindes, ofertas e ativações pelo meio. “Os artistas são todos incríveis e vamos ter apenas o crème de la crème da música popular portuguesa. Tudo pode acontecer. Vai haver muita animação o tempo inteiro e vamos transformar o arraial numa experiência imersiva e mais dinâmica.”

Na edição do ano passado, foram oferecidas mil bifanas no Arraial NiT, eletrodomésticos e até bebidas. Por isso, desta vez, pode também esperar algumas surpresas que serão anunciadas ao longo de junho. 

O arraial vai ter música todos os dias, de 30 de maio a 28 de junho, a partir das 19 horas e até à meia-noite, com exceção do dia 12 de junho, que terá festa até às quatro da manhã. A entrada é sempre gratuita.

Para lá de Toy, conheça os nomes dos artistas que vão animar a festa da segunda edição do Arraial NiT.

MAIS HISTÓRIAS DA AMADORA

AGENDA