Depois do sucesso de “Vidas Passadas” — que foi nomeado para Melhor Argumento Original e Melhor Filme Estrangeiro nos Óscares do ano passado —, a realizadora e argumentista sul-coreana Celine Song está de volta com uma comédia romântica que tem sido inundada de elogios por parte da crítica. O elenco de luxo é um dos principais motivos para isso.
O filme chegou esta quinta-feira, 12 de junho, aos cinemas portugueses. Junta Dakota Johnson, Pedro Pascal e Chris Evans numa produção que explora o dinheiro e o amor de uma forma originalmente sincera.
A história acompanha Lucy (Dakota Johnson), uma casamenteira de luxo que se envolve com Harry (Pedro Pascal), um homem rico e elegante. No entanto, apesar do romance, a mulher ainda não esqueceu o ex-namorado John (Chris Evans), um ator e empregado de mesa falido que ela deixou para trás.
Apesar de ser descrita como uma comédia pelo estúdio A24, a revista “Variety” escreve que a produção vai muito mais além. “É um drama romântico social acutilante, repleto de observações reveladoras sobre a forma como vivemos agora e como vivíamos no passado. Há um lado negro nisto. É como se fosse uma versão de ‘Sexo e a Cidade’ filtrada por uma sóbria verificação da realidade.”
Para escrever o guião, Celine Song, de 36 anos, baseou-se na sua própria experiência. Quando começou a dedicar-se ao cinema como hobby, trabalhou em vários empregos para conseguir pagar a renda. Um deles foi precisamente o de casamenteira, durante seis meses.
“Sempre quis escrever algo sobre isto porque parecia haver uma história enorme e épica em proporção”, partilhou à estação ABC News. “Afeta todos os seres humanos na Terra”.
Durante o podcast “Crew Call”, da revista “Deadline”, a realizadora revelou mais sobre esta experiência única: “Sabia mais do que os terapeutas dos meus clientes porque estavam dispostos a contar-me os desejos dos seus corações de uma forma muito franca e objetiva.”
Enquanto escrevia o guião da comédia, Song não tinha nenhuma atriz ou ator em mente. Porém, quando o filme já estava prestes a ser desenvolvido, Dakota Johnson foi uma das atrizes que quiseram integrar o elenco. “Mas disseram-me que era tarde demais”, contou a atriz, de 35 anos, também à ABC News.
“Ainda assim, quis conhecer a Celine porque vi o ‘Vidas Passadas’ e várias entrevistas. Ela é muito inteligente e tinha vontade de a conhecer como artista.”
A dupla marcou um almoço descontraído em Los Angeles, que acabou por ser o suficiente para escolher a protagonista do novo filme. “Acho que ainda estava no restaurante quando enviei uma mensagem aos meus produtores e ao estúdio a dizer: ‘acho que encontrei a minha Lucy’”, afirmou Song.
“É assim que o processo de seleção de elenco funciona para mim, é sempre sobre apaixonar-me. Está muito ligado com o que falamos no filme. Não tem nada de matemático.”
Pedro Pascal e Chris Evans juntaram-se à produção mais tarde, mas também acabaram por criar uma relação próxima com Johnson. Aliás, a artista — que é neta de Tippi Hedren (de “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock) e filha de Don Johnson e Melanie Griffith — partilhou durante o programa “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” que trabalhar com Pascal foi “uma das experiências mais especiais” da sua carreira.
Carregue na galeria para conhecer todos os filmes que se estrearam esta quinta-feira nos cinemas nacionais.