Podemos não sentir, nem ver de imediato, os efeitos devastadores que a poluição tem para o Planeta Terra, afetando todos os que nele habitam. Existem, ainda assim, pequenos sinais. A alteração das temperaturas nas diferentes estações tornou-se mais drástica, os fenómenos naturais estão cada vez mais constantes e destruidores, e a emissão de gases para a atmosfera torna, muitas vezes, o ar irrespirável.
Todas estas problemáticas relacionadas com o aquecimento global dão o mote para o novo projeto de dança da Quorum Dance Company. “Storm” é o espetáculo que será apresentado no Cineteatro D. João V, na Damaia.
Está marcado para os dias 25 e 26 de janeiro, pelas 21 e 16 horas, respetivamente. Conta com a direção artística e coreografia de Daniel Cardoso, e dramaturgia e música original de Armando Mota.
“’Storm’ é uma criação original, escrita pelo maestro e compositor Armando Mota. Com o intuito de alertar para as questões relacionadas com o aquecimento global, a subida do nível do mar, foca-se também no que poderá acontecer, num futuro próximo, às Ilhas da Culatra e Armona. Sendo uma obra de ficção, inspirada nos clássicos, como Romeu e Julieta ou West Side Story, possui também um forte cunho algarvio”, explica a organização.
Com referências ao facto de “Strawinsky” ter utilizado “contos tradicionais russos, e Béla Bartók, que se inspirou no folclore húngaro, Armando Mota foi buscar temas do Algarve para escrever a sua obra dedicada às ilhas algarvias.
Os bilhetes custam 10€, e o espetáculo destina-se a maiores de seis anos. Pode comprar os ingressos presencialmente, no próprio dia, ou através da bilheteira online.
A Quorum Dance Company (ex Quorum Ballet) é uma companhia de dança contemporânea de repertório, fundada em 2005, pelo diretor artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso.
Em outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK — Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy, com aulas abertas aos mais novos, jovens e adultos, de onde surge, em 2011, a Companhia de dança pré-profissional Projecto Quorum.
Já que estamos a falar de cultura, carregue na galeria para conhecer seis espaços onde pode ver teatro, dança, exposições e outros eventos no concelho.