Nem um acidente de trabalho que sofreu numa fábrica onde trabalhava, há quatro anos, fez Vanda Nascimento desistir da pastelaria. Aos 48 anos, continua com problemas na coluna devido à lesão, mas encontrou uma forma de dar um novo significado ao que aconteceu. Além de ter aberto a pastelaria Pim Pão Casa, na Amadora, acaba de criar um grupo de caminhadas em Alfragide para incentivar outras pessoas a manterem-se ativas.
“Ela não consegue correr, nem praticar desportos de maior impacto devido ao problema na lombar. Por isso, a caminhada é a atividade que lhe permite fazer algum exercício, porque o trabalho no café é muito exigente”, conta Tatiana Pereira, filha de Vanda.
Desde o acidente, caminhar tornou-se uma das atividades favoritas de Vanda. Aos fins de semana costuma ir até Algés, fazendo grande parte do percurso a pé. Como o grupo com quem caminhava acabou por se desfazer, decidiu criar o seu próprio projeto.
Com a ajuda da filha, especialista em marketing digital, criou um flyer e divulgou a iniciativa do Grupo Caminhar Alfragide nas redes sociais. O ponto de encontro é na Pim Pão Casa e a ideia é que as caminhadas decorram nos dias úteis, a partir das 20h30.
“Vamos fazer um percurso de cerca de uma hora e meia a duas horas, entre seis e sete quilómetros. Está prevista uma pausa num ponto próximo da pastelaria, para as pessoas que não consigam completar o trajeto”, explica Tatiana.
“Começámos na quarta-feira, dia 13 de maio, e já temos uma caminhada agendada para quinta-feira, dia 14, e na sexta-feira, 15. Vamos avaliar a adesão e perceber quais os dias mais convenientes. Ainda assim, já estamos muito felizes porque, em poucos dias, o grupo ultrapassou os 120 membros”, conta.

Para entrar no grupo de caminhadas, basta entrar em contacto com a Pim Pão Casa para aceder à comunidade do WhatsApp, onde são partilhadas todas as informações. Além disso, Vanda e Tatiana estão a planear formas de aproximar ainda mais os dois projetos. “Estamos a pensar organizar uma caminhada de manhã e, depois, um almoço no nosso café aos sábados. Cada pessoa paga o valor e fazemos um almoço-convívio. Mas, para isso, precisamos de consolidar o grupo”, explica.
A Pim Pão Casa nasceu com o objetivo de fazer com que os clientes se sintam em casa. Depois de Vanda ter sofrido o acidente, falou com a filha sobre a possibilidade de investir o valor da indemnização num negócio próprio.
“Tudo aconteceu quando percebemos que a padaria tradicional Upal tinha encerrado. Tivemos uma reunião, as condições eram boas, houve empatia entre ambas as partes e decidimos abrir a Pim Pão Casa”, recorda Tatiana. A inauguração aconteceu a 3 de junho de 2023 e, desde então, a pastelaria tem apostado em produtos caseiros.
“Não somos um café convencional. Aqui não há palmiers, bolas de Berlim ou bolos típicos de produção industrial. É tudo caseiro. No verão, fazemos saladas, sumos e batidos. Os croissants também são produzidos por nós, assim como alguns pães”, explica.
Recentemente, incluíram na ementa o pão de carvão ativado, uma opção procurada por quem sofre de problemas intestinais. Além disso, também apostaram no chamado “croissant do Dubai”, que atraiu clientes vindos de Almada apenas para experimentar a especialidade. “Foi mesmo uma febre”, conta.
“Tal como acontece com o grupo de caminhadas, a ideia do nosso espaço é ser um local familiar, onde as pessoas entram e se sentem em casa. Estamos muito gratas a todos os que fazem parte desta história”, conclui.








