Sabemos dos benefícios de praticas fazer atividade física em todas as idades, mas é na infância que se torna essencial incentivar e incutir o gosto pelo desporto aos mais novos, de forma a crescerem de forma saudável. A verdade é que os miúdos têm energia suficiente para não parar durante todo o dia e estão sempre prontos para participar em atividades físicas, na maioria dos casos, mesmo com a crescente distração dos telemóveis e aparelhos digitais.
Por saber a importância da prática de desporto, o Município da Amadora promove a 37.ª edição dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora. Vai decorrer no próximo dia 16 de janeiro, quinta-feira, a partir das 9 horas, na pista de corta-mato do Regimento de Lanceiros.
O projeto é uma “referência para o desenvolvimento desportivo escolar do município”, explica a autarquia, envolvendo “estabelecimentos de ensino públicos e privados da cidade”, dos 2.º e 3.º ciclos, ou seja, ensino básico e secundário.
O corta-mato é mesmo “uma das provas mais emblemáticas e concorridas do calendário anual dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora”, refere a autarquia. O Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, organizador técnico da prova, a Federação Portuguesa de Atletismo, e o Regimento de Lanceiros Nº2 é parceiro na cedência das instalações e dinamização de atividades de promoção e animação.
A iniciativa, direcionada para miúdos, pretende “promover a prática desportiva escolar na Amadora”, assente nas modalidades de corta-mato, futebol, basquetebol, andebol, voleibol, Boccia e atletismo de pista.
Enquadrada nos “programas de Educação Física em curso nas escolas e no desenvolvimento dos quadros competitivos das diferentes modalidades”, estes jogos querem “incentivar a criação de hábitos de prática física e desportiva regular, possibilitando, ainda, a captação de novos praticantes desportivos”.
Como estamos a falar de atividades ao ar livre, carregue na galeria para conhecer alguns jardins no concelho para passear ou praticar desporto.