Conseguir um sobremesa nutritiva e saborosa para impressionar durante os almoços com família e amigos não tem de ser uma dor de cabeça. Com algumas substituições acessíveis e, por vezes, mais fáceis de confeccionar do que os ingredientes originais, é possível preparar opções doces mais saudáveis e que se adaptam às preferências de todos os que estão à mesa.
É o caso desta tarte de frutos vermelhos, desenvolvida pela influencer Vanessa Alfaro, ligada aos conteúdos de alimentação saudável e bem-estar, que eleva um receita clássica. No entanto, não precisa de ir ao forno. Basta levar a base e o recheio ao frigorífico durante algumas horas.
O recheio é feito de iogurte grego, um ingrediente baixo em calorias (cerca de 120 por cada 100 gramas), e rico em proteína, com 8 gramas pela mesma quantidade.
Para este propósito, é recomendado uma opção baixa em gordura, pelo que esta base garante saciedade e contribui para a reparação muscular. É ainda rico em cálcio, essencial para os ossos, e probióticos, que melhoram a saúde intestinal.
Ver esta publicação no Instagram
Em vez de usar açúcar, é o mel que adoça este preparado. É também uma ótima fonte de nutrientes, por ser rico em antioxidantes e pelas propriedades antimicrobianas. Tem um baixo índice glicémico em comparação com o açúcar refinado e não contém gordura.
A gelatina, aqui empregue para dar forma e sustentar o recheio, garante colagénio, que contribui para o fortalecimento da saúde da pele e articulações, e é baixa em calorias.
Os frutos vermelhos, protagonistas da receita, são ricos em antioxidantes e ricos em fibra, contribuindo assim para uma boa digestão e para a saúde cardiovascular.
De que precisa
Para a base:
— 400 gramas de bolacha moída
— 1 colher de sopa de manteiga vegetal
— 150 gramas de frutos secos picados
Para o recheio:
— 500 gramas de iogurte grego ligeiro
— 400 gramas de frutos vermelhos
— 5 colheres de sopa de mel
— 3 folhas de gelatina
— Sumo de um limão
— Raspas de limão
Como se faz a sobremesa
Triture a bolacha e pique os frutos secos. Para a base, misture a bolacha moída, os frutos secos e a manteiga vegetal. Espalhe essa massa numa forma redonda e desmontável, própria para tartes. Leve ao frigorifico enquanto adianta a restante preparação.
Para o recheio, prepare as folhas de gelatina, hidratando e dissolvendo em cerca de 50 mililitros de água. Cozinhe os frutos vermelhos em lume médio até que libertem água e se forme uma solução espessa.
Junte o iogurte grego, o mel, os frutos vermelhos, a raspa e o sumo do limão, adicionando por fim a gelatina dissolvida. Envolva bem, verta para cima da base e leve ao frigorifico por, pelo menos, quatro horas.
Carregue na galeria para descobrir outras propostas de receitas saudáveis pra o dia-a-dia.