Ambos com 30 anos, Cláudia e Bernardo são namorados desde o tempo da Escola Secundária da Amadora. Os dois foram “meninos-prodígio”: aos 15 anos, já davam aulas de dança, a convite de uma pessoa que viu neles a capacidade de colocarem o seu sentido rítmico ao serviço dos outros.
“Essa professora de Educação Física, que era responsável pelas atividades extracurriculares, passou um desses grupos para o Bernardo e depois juntei-me a ele. O normal seria fazer a formação, antes de começarmos a dar aulas. No nosso caso foi ao contrário: ela percebeu que nós gostávamos mesmo daquilo e que tínhamos talento para ensinar e desafiou-nos”, recorda à New in Amadora.
Cláudia reconhece que foi “uma grande responsabilidade”. “Ficámos com um bocado de medo, mas a partir daí, fomos gostando cada vez mais de dançar — e um do outro. Foi tudo uma bola de neve”, confessa, entre gargalhadas, admitindo que a dança deu origem ao namoro.

Começar a dar aulas aos 15 anos já não é coisa de pouca monta, mas Cláudia foi mesmo precoce. “Sou bailarina desde os cinco anos. Comecei pelo ballet e passei para as danças urbanas. Ou seja, nessa já dançava, mas nunca tinha dado aulas. O Bernardo começou mais tarde do que eu, talvez com 12 ou 13 anos. E, basicamente, foi empurrado por mim, porque, no início, não estava tão inclinado para esse estilo de dança. A onda dele era mais hip-hop e latinas”, acrescenta à NiA.
A academia de dança Beat4You
Após a conclusão do secundário, chegaram a dar aulas noutros espaços, antes da inauguração da Beat4You, situada na Falagueira, Amadora. “Passámos por um ATL, na Reboleira, mas tornou-se pequenino para nós e decidimos avançar para um espaço próprio. Arrendámos as instalações, que têm cerca de 100 metros quadrados, e fomos crescendo. Além das salas de aulas, temos também gabinetes dedicados a algumas terapias holísticas, assim como massagens de relaxamento e terapêuticas”, detalha Cláudia.
Oito anos após a fundação, a Beat4You conta “com cerca de 80 alunos”. “Já tivemos mais, mas na altura da pandemia perdemos uns quantos, que ainda não recuperámos. Mas vamos conseguir”, confia.
View this post on Instagram
A oferta inclui aulas de hip-hop, latinas (que compreende estilos como a salsa, bachata ou kizomba), ioga e Pilates, a mais recente aposta da Beat4You. “O ioga, que já temos há cerca de cinco anos, é muito procurado. Entretanto, começou a surgir muita gente interessada no Pilates. E as inscrições estão a correr bem”, assegura.
Os treinos arrancam esta semana, mas as aulas só arrancam a 8 de setembro, ministradas por cinco professores. Cláudia reconhece que “há uma grande concorrência entre escolas de dança na Amadora”, mas isso não a inquieta, pelo contrário. “O facto dos alunos terem mais hipóteses de escolha, é algo que nos estimula a nós, profissionais”, remata.
Carregue na galeria e veja mais imagens da academia e das modalidades que oferece.