Se pensa que o ioga é coisa só para gente crescida, está enganado. Esta prática milenar traz benefícios significativos também para as crianças, tanto físicos quanto emocionais e cognitivos.
Em primeiro lugar, as posturas do ioga ajudam a desenvolver equilíbrio, força e mobilidade. Além disso a atividade reduz o impacto do uso excessivo dos ecrãs, uma praga dos tempos correntes, e das mochilas pesadas, prevenindo dores nas costas e desalinhamentos da coluna.
As técnicas de respiração e relaxamento que se aprendem e praticam no ioga também ajudam a fortalecer as defesas do corpo e ensinam a criança a lidar melhor com as emoções através da respiração e do relaxamento. Estudos recentes provam mesmo que exercícios de mindfulness melhoram a atenção, o que pode impactar positivamente no desempenho escolar das crianças, sempre tão propensas a déficits de atenção, tantas são as solicitações a que estão sujeitos.
O ioga pode ser adaptado para qualquer idade e realizado de forma lúdica, através de histórias, músicas e brincadeiras. É uma atividade divertida e altamente benéfica para o desenvolvimento infantil e também para as relações e interações com os outros.
É precisamente por este conjunto de mais-valias que a Junta de Freguesia de Alfragide programou para este sábado, dia 22, pelas 10h30, no Espaço Alfragide, a sessão Ioga Infantil, integrada no programa de atividades infantis que a autarquia desenvolve todos os meses.
A aula de ioga para miúdos será dinamizada por Gisela Correia, que tem larga experiência neste tipo de atividades, que desempenha noutras freguesias, e que tem um canal de YouTube de meditação guiada, neste caso para adultos.
A sessão contará com um número máximo de 10 crianças e os 5 anos são a idade mínima para poder participar. O custo é praticamente simbólico: 3,20€.
Todas as informações e Inscrições podem ser prestadas através do número de telefone 214 714 924.