Sem inauguração, mas já ao serviço da população. A primeira fase do novo Parque da Liberdade, localizado junto ao Parque Urbano da Atalaia, freguesia das Águas Livres, abriu esta quarta-feira, 2 de julho, ao público, e foram já vários os moradores acompanhados de miúdos que não perderam oportunidade de experimentá-lo em primeira mão, como a New in Amadora pôde testemunhar.
A primeira fase do parque estava concluída há algum tempo, mas os portões continuavam fechados, porque faltava garantir as condições de vigilância do parque, coisa que já está assegurada. O horário de funcionamento é entre as 9 e as 17 horas.
Com uma futura área total de cerca de 5,5 mil m², o novo parque oferece uma praça central multifuncional, equipada para acolher diversos eventos, como mercados biológicos, feiras de produtos artesanais, concertos e atuações culturais.
Pensado para o lazer e a convivência, o Parque da Liberdade inclui também zonas de estadia, um espaço de jogo e recreio para os mais jovens, e ainda um percurso pedonal com área de fitness, promovendo o bem-estar e a atividade física ao ar livre.

No espaço será também possível visitar um elemento simbólico de grande relevância histórica: uma Chaimite modelo V200, de 1967, cedida pelo Exército português. Este veículo blindado tornou-se um ícone do 25 de Abril, tendo sido imortalizado numa fotografia de Alfredo Cunha, captada junto ao Arco da Rua Augusta no dia da Revolução.
O Parque da Liberdade, cuja primeira parte foi agora aberta ao público, é um dos 35 espaços verdes e jardins do município da Amadora, o que, segundo a autarquia, significa a existência de “15 metros quadrados de área verde por habitante”.
Carregue na galeria para descobrir outros parques e jardins do concelho.