Ou atividade física ou música? Será mesmo assim? Se assim fosse, não seriam cada vez mais os milhões em todo mundo que praticam atividade física com os seus headphones na cabeça. De facto, a relação entre movimento e música é intrínseca e benéfica para o desenvolvimento humano, estimulando o corpo e a mente de forma integrada.
De um lado, “movimento” pode referir-se à expressão corporal e motora, como dançar ao ritmo de uma melodia, o que melhora a coordenação e a criatividade. Por outro lado, em contexto musical clássico, “movimento” designa uma secção independente de uma composição musical, como a abertura de uma sinfonia.
A música, especialmente quando combinada com atividades como dança ou percussão, ajuda a refinar a coordenação motora global e o controlo rítmico do corpo. Além disso, a música estimula diversas áreas cerebrais, o que pode melhorar a concentração, a criatividade e até mesmo a aprendizagem da matemática.
Quando feitas em reunião, as duas atividades facilitam o trabalho em equipa, a comunicação e a exploração de emoções, como alegria, tristeza e o trabalho com sentimentos de perda.
Segundo os especialistas, atividades musicais ricas e interativas, ajudam a desenvolver competências de forma lúdica, desde o alfabeto até ritmos e números. E isto é válido para qualquer idade, sendo a música naturalmente adequada às circunstâncias de vida do praticante.
Toca a mexer na Venda Nova
Na segunda-feira, 3, e quarta-feira, 5, a União e Progresso da Venda Nova, um clube com 55 anos de história na Venda-Nova, freguesia da Falagueira-Venda Nova, promove duas aulas abertas de ginástica musical terapêutica.
A iniciativa é organizada pela junta de freguesia, que utiliza o espaço do clube para estas atividades. “Estas duas aulas abertas e gratuitas são experimentais, para as pessoas poderem perceber se gostam da atividade. Trata-se de uma excelente oportunidade para experimentar uma atividade que alia movimento, ritmo e bem-estar.
A participação é livre, basta aparecer e deixar-se envolver por esta experiência revigorante que promove a mobilidade, coordenação e alegria através da música. Se gostar, já sabe: inscreva-se na junta e participe regulamente neste tipo de atividades.
Com 55 anos de atividade, fundado em 18 de março de 1970, tem nas suas atividades atletismo, de acordo com a informação prestada no site, badminton, boxe, esgrimas, futebol, futsal, ginástica, karaté, Luta Greco-Romana, Ténis de Mesa, entre outras modalidades.
A aposta na formação é uma das facetas competitivas do clube da Venda Nova, quer no futebol, quer no futsal.

LET'S ROCK







