Ainda não é esta semana que vamos poder dizer que “a primavera chegou em força”. Embora até quarta-feira, 9 de abril, o sol convide a despir o casaco, na quinta-feira, as temperaturas voltam a descer e a chuva regressa à Amadora. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), teremos meia semana primaveril e os restantes dias serão mais parecidos com o inverno.
A semana começa com sol, céu pouco nublado e vento fraco. As temperaturas máximas vão subindo: 20 graus esta segunda-feira, 25 na terça e 26 quarta, e as mínimas também vão em crescendo. No entanto, na noite desta segunda-feira, agasalhe-se, porque os termómetros não vão passar dos nove graus, mas nos dias seguintes teremos 12 e 14 de mínima.
No entanto, será sol de pouca dura. Na quinta-feira, 10, regressam os aguaceiro, pelo menos, até domingo, 13. Segundo as previsões dos meteorologistas, as probabilidades de chuva serão superiores a 80 por cento. As temperaturas começam a descer a partir de meio da semana: 23 graus na quinta-feira, 20 na sexta e 19 no sábado e domingo.
As mínimas mantêm-se mais altas do que nos últimos meses, o que contribuirá para uma reduzida amplitude térmica: ou seja, não haverá uma grande diferença entre a temperatura de dia e de noite: 16 graus na quinta, 14 na sexta e 12 no sábado e domingo.
E há outra informação relevante: na terça-feira, com sol a descoberto e 25 graus de temperatura, os raios UV (ultravioleta) vão atingir o nível sete — o que significa alto risco de danos da exposição solar desprotegida. Portanto, apesar de todos os anos a conversa ser a mesma, nunca é demais lembrar: se está de folga e tenciona apanhar sol na praia, ou se o seu trabalho pressupõe passar tempo ao ar livre, não se esqueça do protetor solar.