O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha avisado: vinha aí uma semana de temperaturas tórridas e noites tropicais. E, aparentemente, não se enganou. O cenário será pior no interior do país, mas na faixa costeira os termómetros também vão subir, — em particular na Amadora.
Depois de um fim-de-semana ameno, de temperaturas a rondar os 24 graus, esta segunda-feira, 16 de junho, a máxima irá atingir os 33 graus. Na terça-feira, sobe para os 36, sempre com céu pouco nublado ou limpo. Razões para o IPMA ter lançado, para já até quarta-feira, um aviso amarelo devido ao calor intenso, e alertar para o risco das radiações ultravioletas, que estarão no grau nove.
Já sabe dos cuidados que isso implica: evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas, usar fator de proteção elevado, mínimo índice 40, beber muita água para hidratar e proteger os miúdos e os mais velhos.
A partir de quarta-feira, 18, a temperatura desce um pouco, mas mantém-se elevada, variando entre os 29 e os 31. Só para o fim-de-semana é que as previsões apontam para 28 graus.
O sol vai acompanhar-nos toda a semana, embora com algumas nuvens e o vento, fraco até quarta-feira, aumenta de intensidade a partir de quinta-feira, soprando de norte.
Finalmente, uma referência às temperaturas mínimas: esta semana não haverá noites tropicais na Amadora. Na terça-feira, a mínima será de 21 graus, mas será uma vez sem exemplo: esta segunda-feira à noite estarão 16 graus e a partir de quinta-feira, fixar-se-ão nos 17 graus.