Tinha 17 anos quando, em 2019, foi eleito como o jovem mais bonito de Itália. O jovem tinha o futuro praticamente garantido nas passerelles e campanhas publicitárias das grandes marcas, mas aos 21 anos, Edoardo Santini decidiu mudar de rumo e entrar para o seminário. O objetivo? Ser padre.
Além de desfilar, era também dançarino e nadador. Um concurso nacional abriu-lhe as portas do do da moda. “Os planos de Deus eram outros”, confessaria mais tarde à imprensa italiana.
A mudança começou a ganhar forma em 2020, quando Santini disse ter descoberto “a verdadeira Igreja”. Foi aí que começou a falar sobre Deus nas redes sociais, onde soma perto de 30 mil seguidores. No final de 2023, usou exatamente essa plataforma para anunciar a grande viragem. “Estou a caminho de me tornar, se Deus quiser, padre”.
Num vídeo publicado no Instagram, explicou que durante os últimos anos conheceu pessoas que lhe mostraram “o que é ser Igreja” e lhe deram coragem para explorar uma questão que o acompanhava desde pequeno, mas que nunca teve coragem de enfrentar. “Não aprofundei por medo”, notou.
Foi depois de encontrar essa nova perspetiva que começou a partilhar publicamente a sua fé. “Viver em Deus não significa fechar-se numa igreja, mas sim viver a vida de forma mais plena”, disse aos seguidores.
A decisão, como seria de esperar, não foi recebida com entusiasmo por todos. A avó, por exemplo, “esperava algo diferente” do neto. Ainda assim, Santini garante que não se sentiu sozinho. “Estava farto de satisfazer a vontade dos outros e de publicar fotos onde parecia seguro e feliz”, confessou.
Natural da região da Toscânia, deu o primeiro passo ainda em 2022, quando foi viver com dois padres, que descreve como “a experiência mais bonita” da sua vida.
“No final do ano, foi natural pedir ao bispo para entrar no curso preparatório, o ano anterior à entrada no seminário. E aqui estou, a estudar teologia e a servir em duas paróquias da Diocese de Florença”, contou na altura.
A decisão não foi fácil de tomar, garante. Tinha medo de que não aceitassem a sua escolha. “Era algo que me aterrorizava.” Mas houve outro momento marcante que motivou esta decisão e está ligado a Portugal.
Foi durante a participação na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023, que diz ter sentido como “a Igreja é bonita”, entre “risos, danças, saltos”.
Ver esta publicação no Instagram
Desde então, Santini tem-se remetido ao silêncio quase total nas redes sociais. Em março de 2024, explicou o porquê do desaparecimento. “Há alguns meses tornei-me viral por causa da minha escolha de vida e o mundo inteiro começou a contactar-me (…) percebi que um pouco de silêncio nas redes sociais não me faria mal”, explicou.
“É sempre difícil fazer silêncio, porque achamos que é tempo perdido. Mas afinal, para onde estamos a correr? O silêncio, na verdade, enriquece-nos — e não nos damos conta de que é precisamente quando já não sabemos o que fazer ou dizer que começamos verdadeiramente a descobrir quem somos, despindo-nos perante nós próprios. E isso assusta, mas ensina-nos a amar — e a deixarmo-nos amar.”
Carregue na galeria para ver mais imagens do agora padre.