São 15 dias a a comemorar os 46 anos de elevação da Amadora a município, libertando-se de Oeiras. Desporto, atividades recreativas, exposições, festas do livro, tertúlias, arte na rua, festival de bandas filarmónicas , beer fest, torneios de ténis, dia do Alentejo — enfim, ninguém se pode queixar de falta de variedade do programa deste ano, que começou a 4 e termina a 14 deste mês. Só faltavam os grandes concertos. São esta sexta-feira e sábado.
Depois da experiência bem-sucedida dos Calema no Parque Central, também num concerto gratuito, a câmara decidiu não mudar nada. E a organização tem vindo a ser preparada meticulosamente nos últimos dias, com o palco já montado, exatamente no mesmo sítio que da outra vez, virado para a Praça José Afonso, zona Norte do Parque Central.
Os primeiros a atuar serão os icónicos Expensive Soul, na sexta-feira, 12, às 21h30. Originários de Leça da Palmeira, formaram-se em 1999, mas só entre 2004 e 2014 se tornaram particularmente populares em Portugal, especialmente com a sua participação na banda sonora da novela Morangos com Açúcar, da TVI.
Em 2011, recebem o prémio de melhor música do ano, por “O Amor É Mágico”, na gala dos Globos de Ouro. Ainda nesse ano, foram nomeados pela 2.ª vez para a categoria “Best Portuguese Act” dos MTV Europe Music Awards.
Bárbara Bandeira: a menina-precoce
Depois dos Expensive Soul, entra em palco a cabeça de cartaz da noite, Bárbara Bandeira, às 23h15. Uma menina-prodígio que começou a sua carreira aos 14 anos e que hoje tem 24, com números impressionantes. Em 2017 ganhou o seu primeiro Globo de Ouro, para Revelação do Ano.
Em 2018 esteve entre os cinco artistas nomeados para o prémio Best Portuguese Act, dos MTV Europa Music Awards, que acabou por ganhar em 2022 e novamente em 2024.
2023 foi um ano em cheio para Bárbara Bandeira, que fez, a convite dos Coldplay, a abertura dos quatro concertos da banda inglesa no Estádio Cidade de Coimbra.
Tem mais de um milhão de seguidores no Instagram, mais especificamente cerca de 1.001.818 seguidores no perfil @barbarabandeiraa, conforme o Instagram em setembro de 2025. Tem ainda milhões de seguidores em outras plataformas como o Spotify e o TikTok.

LET'S ROCK







