na cidade

Sabia que 1 litro de óleo de cozinha derramado contamina 1 milhão de litros de água?

O concelho da Amadora tem 100 oleões espalhados por todas as freguesias para a reciclagem de óleo doméstico.
Óleo e azeite, sim. Manteiga, margarina, óleo do carro e outros lubrificantes, não.

Parece impossível, não é? Mas é verdade. Um litro de óleo de cozinha deitado no esgoto pode contaminar um milhão de litros de água. Já tinha pensado nisso? Provavelmente, não. Claro que ninguém deita dinheiro à rua e atira para o lixo uma garrafa de óleo cheia, mas um restinho aqui, um restinho ali, e essa contabilidade vai sendo feita.

É por isso que a reciclagem de óleos domésticos é fundamental para a preservação do meio ambiente e pode trazer diversos benefícios. Quando descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar entupimentos na rede de esgotos, poluir rios e solos, além de dificultar o tratamento das águas.

Além disso, o produto reciclado pode ser transformado em biocombustível, uma alternativa sustentável ao diesel fóssil. E é ainda capaz de gerar oportunidades de negócio, já há empresas especializadas que utilizam o óleo reciclado para fabricar sabão, detergentes e outros produtos.

Recicle óleo: não há desculpas

“Ah, e tal, é tudo muito bonito, mas onde é que eu posso colocar as garrafas vazias de óleo de cozinha?”, perguntará, cético, o leitor. Pois bem, fique a saber que na Amadora existem 100 oleões, distribuídos pelas seis freguesias. Basta colocar o óleo num recipiente fechado e depositá-lo no oleão.

Existente no concelho desde 2009, a rede de recolha de óleos alimentares usados foi reforçada com novos e modernos equipamentos, passando a ser composta por um total de 100 oleões.

Estes pontos de recolha – “Smart Solar S+”, diz a autarquia, “integram um sistema inteligente composto por uma nova tecnologia que, por um lado, possui um sistema de sensorização, o que permite saber em tempo real o estado de enchimento dos equipamentos, evitando assim derramamento de líquido para a via pública, por outro, uma aplicação em que, através de uma App, é possível existir a interação com o munícipe”.

A boa utilização destes oleões pressupõe a deposição do óleo em recipientes, de preferência de plástico, e bem fechados, devendo o oleão ser apenas usado para a deposição de óleo alimentar ou azeite. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores), ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados no seu interior.

MAIS HISTÓRIAS DA AMADORA

AGENDA