Têm sidas semanas de muito calor e duras no combate aos incêndios. Mais do que duras para os bombeiros, trágicas para muita gente, que vê os efeitos dos fogos levarem tudo o que lhes resta. Aos poucos, com a redução da temperatura e com a chegada da ajuda internacional, a situação tenderá a melhor. Vai ser uma semana de tréguas, embora o vento moderado seja a pior ameaça para quem anda no combate, dada a sua imprevisibilidade.
A faixa costeira ocidental terá uma semana mais descansada, com uma acentuada descida da temperatura máxima, que, em alguns casos poderá oscilar entre os 3 e os 6 graus, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aqui citamos todas as segundas-feiras.
No que toca à Amadora, a semana vai ser de céu pouco nublado, parcialmente nublado ou encoberto. Limpo, limpo, não está previsto, mas isso não significa que quem ainda está de férias tenha de sair da praia.
As temperaturas máximas vão descer um pouco e vão ficar até ao final da semana sempre abaixo dos 30º, isto, claro, tanto quanto as previsões de longo alcance conseguem descortinar.
Para esta segunda-feira, 18, o IPMA prevê céu nublado com nuvens altas, vento moderado de norte. Aliás, para despacharmos já o vento, não vale a pena ter esperanças: a célebre nortada, responsável por alguma areia que ‘comemos’ na praia ou por uma sensação térmica mais baixa do que a real, vai manter-se durante toda a semana.
Até domingo, 24 de agosto, não haverá grandes oscilações no tempo: céu geralmente pouco nublado, mas nunca limpo, sempre com nuvens e máximas a variar entre os 25º de terça-feira e os 27º de sexta e sábado.
Quanto às mínimas, nem tropicais, nem gélidas: 17º para os sete dias da semana.
A partir de domingo, as expetativas dizem que as temperaturas voltarão a subir, mas voltaremos a falar disso dentro de uma semana. Para já, ficam os conselhos habituais. Menos calor e menos céu descoberto não significa facilitar em termos de prevenção dos raios ultravioletas.
Aliás, até quarta-feira, as radiações estão forte (nível 8), o que recomenda exposição moderada ao sol, sobre para os mais novos e população mais vulneráveis (entre as 11 horas e as 17h30), uso de protetor solar com fator elevado e um chapéu para proteger a cabeça dos miúdos.
Mas como o tempo ainda é de lazer e de prazer, aproveite este conselho de Clara de Sousa, que está a entusiasmar os leitores da New in Amadora. E carregue na galeria para ver os melhores sítios onde pode comer Açaí na Amadora.

LET'S ROCK






