na cidade

Tem uma empresa? Os mais velhos da Amadora precisam de si — veja como

Até 10 de março, os empresários que queiram ser parceiros da comunidade sénior podem inscrever-se na Câmara da Amadora.
As farmácias são as empresas que mais aderem ao programa.

Está a caminho dos 20 anos, mas já tem muita estrada percorrida, muitas histórias vividas. Falamos do Cartão Amadora 65+, um projeto municipal lançado em 2006 e que procura melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes mais velhos.

Com este cartão, os beneficiários seniores têm à sua disposição programas de apoio social e de saúde especializados, atividades recreativas promotoras de um envelhecimento ativo e saudável, além de que poderão usufruir de vantagens na utilização de serviços públicos e comércio local em todas as freguesias do concelho”, explicou à New in Amadora a câmara municipal.

E porque estas iniciativas só funcionam com um número cada vez maior de parceiros, a autarquia abriu no passado dia 20 um período de candidaturas, que se prolonga até 10 de março, para as empresas e organizações que pretendam aderir ao Cartão Amadora 65+.

Ao aderirem ao cartão, as empresas integram o programa municipal “Empresa Solidária”, que anualmente distingue o trabalho das empresas do município ao nível das suas práticas de responsabilidade social. Por outro lado, a empresa, assim como os seus bens e/ou serviços, são publicitados junto dos destinatários do Cartão Amadora 65+ em materiais gráficos próprios para o efeito.

Não está fixado um valor mínimo ou máximo para esse desconto. Cada parceiro é livre de fixar o preço e a percentagem de desconto para os beneficiários seniores da comunidade. Farmácias, com descontos em medicamentos, óticas, consultórios e clínicas, lavandarias, fisioterapia, clínicas veterinárias, papelarias, restaurantes, pastelarias e muitos outros serviços fazem parte das empresas aderentes, com descontos que variam entre 5% e 20%.

A candidatura de adesão ao Cartão Amadora 65+ é realizada através do preenchimento da respetiva ficha de adesão, que deverá ser endereçada para a Divisão de Intervenção Social: Praceta Carolina Simões s/n, Venteira, 2700-165 Amadora ou através do email: accao.social@nullcm-amadora.pt.

Mais velhos, mais sabedores

Na Amadora, atualmente, existem cerca de 6.200 residentes com acesso ao Cartão Amadora 65+, de acordo com a informação prestada à NiA, esta terça-feira, 25 de fevereiro, pela autarquia.

O documento é de adesão gratuita, é válido por cinco anos, sendo necessária a sua renovação no fim desse período. Podem ser beneficiários todos os cidadãos residentes no município e que tenham mais de 65 anos, independentemente da sua situação laboral, ou todos os outros com pensão de invalidez ou prestação social para a inclusão.

Para requerer o cartão, cada cidadão deve preencher a ficha de inscrição disponível online na página do município e enviá-la para o email accao.social@nullcm-amadora.pt, juntamente com o documento de identificação, comprovativo de morada e de rendimentos.

MAIS HISTÓRIAS DA AMADORA

AGENDA