na cidade

Turma da Mônica recebe insufláveis, pinturas e jogos a pensar na poupança de água

O objetivo é sensibilizar miúdos e pais para o consumo excessivo dos recursos hídricos, "que têm de ser usados com parcimónia".
Poupar água nos gestos do dia a dia e uma forma de preservar o ambiente.

A celebração estava agendada para 22 de março, Dia Mundial da Água, mas a chuva acabou por adiar a festa para este sábado, 12 de abril. Ironicamente, as previsões do IPMA voltam a não ser as mais favoráveis, mas, ainda assim, o planeta não pode esperar.

Assim sendo, o Parque da BD – Turma da Mônica/Maurício de Sousa, na freguesia da Falagueira—Venda Nova, recebe um programa especial entre as 11 e as 18 horas, com jogos didáticos, experiências científicas com água, pinturas faciais, atividades interativas e também insufláveis, para alegria dos miúdos. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita.

“Queremos reunir toda a família em volta da sensibilização para a necessidade de preservar a água e os recursos naturais”, explica à New in Amadora Luís Lopes, o vogal do Município da Amadora no Conselho de Administração dos Serviços Intermunicipalizados de Oeiras e Amadora, a quem cabe o fornecimento de água e saneamento básico dos dois concelhos vizinhos.

O responsável, vereador na Câmara Municipal da Amadora, recorda que “todos os anos, os SIMAS procuram sensibilizar tudo e todos, em especial a comunidade mais jovem, para esta realidade que é a finitude dos recursos hídricos, pelo que têm de ser usados com parcimónia e responsabilidade”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por SIMAS Oeiras e Amadora (@simasoeirasamadora)

“Mais do que um momento de diversão, esta iniciativa pretende ser um espaço de reflexão e sensibilização ambiental, enquadrando-se nos compromissos dos SIMAS no âmbitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”, sublinha Luís Lopes.

Em Portugal, cada pessoa consome, em média, 187 litros de água por dia, segundo os dados disponíveis, o que é superior à média europeia e à recomendada pelas Nações Unidas. 

O consumo de água varia de região para região, sendo mais elevado no Algarve e inferior nos Açores. Em Lisboa, cada pessoa consome, em média, 136 litros de água por dia.

MAIS HISTÓRIAS DA AMADORA

AGENDA