na cidade
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Animalife já apoia 52 famílias com dificuldades em cuidar dos seus animais na Amadora

Protocolo entre a associação e a Câmara da Amadora foi renovado agora. Alimentação, consultas ao domicílio e colocação de chip são gratuitos.

A parceria já existe desde 2023, mas não foi divulgada porque era preciso montar uma estrutura fixa e criar condições entre os serviços de ação social da autarquia e a Animalife. Fundada em outubro de 2011, esta associação é “uma luz de esperança no combate ao abandono animal em Portugal”.

“Nos últimos anos, o conceito de agregado familiar tem sofrido uma evolução significativa passando a incluir, cada vez mais, os animais de companhia como membros integrais e indispensáveis”, afirma o presidente da associação.

No entanto, para Rodrigo Livreiro, “esta realidade, não tem sido acompanhada, de forma adequada, pelas políticas e programas sociais existentes que, muitas vezes, se focam exclusivamente nas necessidades humanas, negligenciando o impacto emocional e social que os animais têm nas famílias e indivíduos”.

“A falta de apoio e reconhecimento, para famílias e pessoas com animais de companhia, em situação de vulnerabilidade socioeconómica leva a um cenário onde as necessidades destes agregados não são totalmente atendidas. As consequências vão para além do bem-estar animal, refletindo-se no tecido social e emocional dos detentores. Decisões como o abandono animal, muitas vezes tomadas sob a pressão de circunstâncias adversas, afetam negativamente, tanto os humanos, quanto os animais envolvidos”.

A parceria entre a Câmara e a Animalife está a ser promovida a par com as medidas destinadas às famílias em situação de especial vulnerabilidade, possibilitando apoio alimentar, veterinário e orientações essenciais para estas cuidarem dos seus animais de companhia”.

Os benefícios e serviços abrangem o acompanhamento social-animal, a esterilização, a vacinação, a desparasitação e a identificação eletrónica.

O cuidador interessado em beneficiar deste apoio deverá dirigir-se ao SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da junta de freguesia da área de residência e agendar um atendimento social, para avaliação da sua situação socioeconómica.

Rodrigo Livreiro afirma à New in Amadora que, “neste momento” há 52 famílias da Amadora que já estão inscritas e 85 animais a beneficiar do apoio da Animalife, que opera também em mais nove municípios da Grande Lisboa.

“A nível nacional apoiamos já 1.200 famílias e 2.300 animais, o que diz bem do trabalho que há para fazer e que queremos continuar a fazer”, diz o responsável.

Os residentes na Amadora em situações de vulnerabilidade social comprovada e que tenham animais na sua posse podem beneficiar de alimentação para os patudos e veterinário ao domicílio, já que a Animalife contratou um profissional para poder fazer esse trabalho no concelho.

De acordo com os dados oficiais disponibilizados pela associação à New in Amadora, a freguesia da Encosta do Sol é a que revela mais problemas, com 24 inscrições confirmadas, seguida da Falagueira-Venda Nova (11), Venteira (6), Águas Livres (5), Mina de Água (4) e Alfragide (2).

Cuidar dos animais de companhia é uma obrigação de todos. Mas o abandono continua a ser imenso. Por isso, é sempre de elogiar o trabalho dos voluntários incansáveis que se dedicam à causa animal.

A Amadora conta com 22 parques caninos no concelho. Um esforço feito pela autarquias e pelas juntas de freguesia nos últimos anos. Carregue na galeria e conheça alguns desses parques.

ARTIGOS RECOMENDADOS