A qualidade dos espaços públicos, espaços verdes e equipamentos; a biodiversidade, geodiversidade e agricultura sustentável; a mobilização, capacitação e educação para a sustentabilidade e a gestão do ambiente foram alguns dos critérios avaliados pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que considerou a Encosta do Sol a segunda melhor freguesia portuguesa com mais de 10 mil habitantes, do ponto de vista ambiental.
Os responsáveis da autarquia receberam, na passada segunda-feira, 7, no auditório do Cine-Teatro de Torres Vedras, o galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2025, com a distinção Grau Ouro.
A mobilidade, transportes e acessibilidades; a informação e participação pública; os serviços de proximidade; o desenvolvimento sociocultural; a promoção da economia local e a visão e desenvolvimento foram outros dos critérios avaliados.

“Os indicadores de sustentabilidade ambiental continuam a colocar a Encosta do Sol entre as melhores freguesias do país, registando a segunda melhor pontuação nacional, no escalão das freguesias com mais de 10 mil eleitores”, salienta a Junta.
Recorde-se que na primeira participação, em 2019, a Encosta do Sol obteve uma pontuação de 59 por cento, em 2021 recebeu a prata e em 2023 alcançou o ouro, “evidenciando uma evolução sólida e um forte compromisso com a sustentabilidade local”.
O executivo decidiu partilhar a vitória com a comunidade. “Este prémio pertence a todos nós. O nosso muito obrigado a cada instituição, associação, escola, empresa, trabalhador da autarquia e morador que contribui, todos os dias, para uma freguesia mais ecológica, inclusiva e comprometida com o bem-comum”, escreveu a Junta nas redes sociais.
Entre as várias associações e academias sediadas na Encosta do Sol, a AMA Dança é uma das mais dinâmicas, incutindo nos miúdos a partir dos três anos o gosto pela dança e pela arte.
Carregue na galeria para ver mais imagens do espaço.